![]() |
Fig. 1 - Carta de Angola (1892) |
Como podemos ver na fig. 2, é possível encontrar em marcas do dia datadas de fim do século XIX a denominação MUCULLA. O carimbo aparece a obliterar selos de D. Luís, possuindo a mesma tipologia do 1º grupo (24 de Maio 1892) catalogado por Magalhães (1986: 33). O carimbo MUCULLA, porém, não faz parte das marcas inventariadas por Magalhães (id.). Entre estas contam-se apenas LOANDA, MOSSAMEDES e QUISSANGA.
O selo apresentado na fig. 2 terá sido obliterado justamente no primeiro mês de utilização do carimbo.
![]() | ||
Fig. 2 - MUCULLA |
Num bilhete postal recentemente adicionado à minha coleção (Fig. 2), vim a descobrir que, embora o nome do Posto tenha, supostamente, sido alterado de Mucula Mussera para Mussera em 1913, podemos observar que a denominação da estação MUSSERRA* surge numa marca do dia datada de 30.MAI.1907. O BP foi circulado de Musserra para Manchester. Transitou por Lisboa (6-7-07), tendo pago a taxa de 20 r correspondente ao porte de um bilhete postal simples.
De referir que o carimbo em apreço foi catalogado por Magalhães (1986: 38), pertencendo ao 4º grupo (17 Março 1900).
Estaremos, por conseguinte, como parece poder deduzir-se de Milheiros (1972: 209, 214), na presença de duas denominações distintas da mesma estação postal?
As listas de estações postais sugerem, aparentemente, o contrário desta tese. Assim, na Lista das Estações Postaes e Telegraphicas do Ultramar Portuguez (1904), está a referência à estação de 3ª classe de "Muculla", desempenhando o serviço de receção, distribuição e expedição de correspondências postais ordinárias e registadas. Em lista das estações postais de Angola existentes em Dezembro de 1911, publicada no Boletim Telégrafo-Postal nº 224 Agosto (1912), aparecem referidas "Mucula" e "Musserra", ambas estações de 3ª classe, desempenhando o mesmo serviço anteriormente referido. Também a Lista das Estações Postais e Telegráficas das Colónias Portuguesas (1914) tem listados os nomes das estações de "Mucula" e de "Muserra" (sic), ambas estações de 3ª classe com os mesmos serviços. A estação mais próxima da primeira é a do Ambrizete, ao passo que a da segunda é o Ambriz. Numa lista mais tardia e datada de 1926, aparece apenas referenciada a estação de Musserra.
![]() |
Fig. 3 - BP enviado de MUSSERRA (30.MAI.1907) |
Referências bibliográficas:
Magalhães, A. Guedes de (1986) Marcas Postais de Angola. Lisboa: Revista «FN - Filatelia-Numismática».
Milheiros, M. (1972) Índice Histórico-Corográfico de Angola. Local: Instituto de Investigação Científica de Angola.