quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Florilégio

Revista de Imprensa, blogs e fóruns (ou fora para os puristas...)

Um texto sobre Filatelia de uma figura pública como Pacheco Pereira, publicado num jornal diário nacional, é necessariamente notícia!

A Decadência do Mundo dos Selos

Já agora, um tópico do Fórum Selos Postais: reacções de filatelistas ao artigo de PP publicado no Público de 10 de Janeiro.

Livros

Decadência do Mundo dos Selos, também, porque já não é possível experimentar toda a paleta de emoções face ao selo que encontramos no discurso do amnésico narrador de A Misteriosa Chama da Rainha Loana, de Eco.



"Aquele álbum devia ter sido para mim, mais do que um objecto venal, um receptáculo de imagens oníricas. Um ardente fervor acometia-me a cada figura. Bem mais forte do que com os velhos atlas. Debruçado sobre aquele álbum, imaginava os mares azulados emoldurados a púrpura da Deutsch-Ostafrika, por entre um emaranhado de linhas de tapete árabe via no fundo verde-noite as casas de Bagdade, em campo azul-escuro emoldurado a cor-de-rosa admirava o perfil de Jorge V senhor das Bermudas, em tons de castanho torrado subjugava-me o rosto do barbudo paxá ou sultão ou rajá do Bijawar State, talvez um dos príncipes indianos de Salgari, mas de ecos salgarianos enriquecia-se certamente o quadradinho verde-ervilha da Labuan Colony, porventura lia sobre a guerra iniciada por Gdansk ao mesmo tempo que manuseava o selo cor-de-vinho estampilhado Danzig, lia five rupies no de Estado de Lindore, fantasiava sobre estranhas pirogas indígenas recortadas sobre um fundo violeta de um selo das British Solomon Islands."

Este imaginário perdeu-se. Ou tornou-se ocioso, jazendo nalgum canto de uma arrecadação ou sótão.

Exteriores

Ocioso, imprestável, inútil... o marco de correio da Travessa do Miradouro em Alfragide, Quinta Grande:



Fez uma semana. E a contagem continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Péssima ideia viajar como encomenda...

Talvez não tivesse sido necessário escutar um conto deliciosamente perverso de Lou Reed narrado por John Cale com voz de locutor de rádio p...