domingo, 22 de fevereiro de 2009

Tim-Tim e Rom-Rom n'O Papagaio (1935-1949)

A revista de BD O Papagaio, dirigida por Adolfo Simões Muller e pelo artista gráfico Tom, iniciou a sua aventura em 18 de Abril de 1935. Foi publicada durante 14 anos, com periodicidade semanal. Saía à quinta-feira.
O número 722, último número da revista como publicação autónoma, foi dado à estampa em 10 de Fevereiro de 1949. A partir deste número, O Papagaio torna-se uma secção da revista católica Flama.
É n'O Papagaio que, pela primeira vez, se publica em Portugal as aventuras de Tintim. E logo a cores (cf. Público), antes mesmo de Hergé o ter feito. De acordo com a informação disponibilizada nesta página da net, tal sucede no nº 53, datado de 16 de Abril de 1936.
O número 368(??), que apresento seguidamente, tem um excerto do álbum conhecido pelo título O Caranguejo das Tenazes de Ouro, mas denominado na versão portuguesa Tim-Tim no deserto. Esta aventura terá sido publicada entre 16/4/1942 e 10/6/1943.


Para além da hifenização do nome do nosso herói, outro aspeto curioso diz respeito à mudança de género de Milu, que nesta publicação é uma cadelinha de nome Rom-Rom. 

P.S. procuro um exemplar da obra seguinte, se alguém souber onde o poderei adquirir, é fazer o favor de me contactar.

AZEVEDO e MENEZES, J. (2007) O Papagaio - Um Estudo do que foi uma Grande Revista Infantil Portuguesa, edição de autor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Péssima ideia viajar como encomenda...

Talvez não tivesse sido necessário escutar um conto deliciosamente perverso de Lou Reed narrado por John Cale com voz de locutor de rádio p...