domingo, 21 de dezembro de 2008

Ceres Novo Tipo - Marcofilia 3

Marcas de Correio Ferroviário

Para a compreensão das condições em que se fazia a condução de cartas de estação em estação pelos condutores dos comboios, cito uma síntese do regulamento aprovado para o efeito, da autoria de E. Correia (1998:28):

"2 - As cartas deveriam ser entregues nas estações ferroviárias, não sendo permitida a sua aceitação no correio, nem por empregados postais.

3 - Os chefes de estação ou outros funcionários encarregues do serviço deveriam obliterar as cartas com a marca do dia, e caso não haja, carimbo especial a isso destinado. Como não são conhecidas marcas de dia nas estações ter-se-á utilizado as marcas das estações ferroviárias na obliteração da correspondência.

4 - Ponto importante da regulamentação é o parágrafo 2º do Artº 8º, que limita a utilização do sistema à correspondência interna."

Vejamos seguidamente alguns exemplos da utilização destas marcas.

Algumas Estações do Caminho de Ferro de Luanda


CACUACO (CCC1_P)


LOMBE (LMB_1_VLT)



LOANDA (LND 3 - P)



MALANGE (MLG 4 - AZL)

É curioso notar que a taxa da emissão Ceres. Novo Tipo em que estas marcas aparecem (com maior frequência) é a de 50 C., a qual correspondia ao porte de uma carta até 20 gramas permutada na colónia (ou para ser mais rigoroso, em todos os territórios do Império Colonial Português; também era aplicável nas correspondêncas para o Brasil, Espanha e suas colónias e, ainda, para os países signatários da União Postal Africana) , de acordo com a tabela de portes publicada no Boletim Oficial de Angola nº 22 de 03-06-1942.

Para a visualização de outras marcas de Correio Ferroviário do Caminho de Ferro de Luanda, sugere-se a consulta da seguinte página:

Selos Postais - Caminhos de Ferro de Luanda


Referências bibliográficas
CORREIA, E. (1998: 26-32) História Postal de Angola (3). Condução de cartas de estação a estação pelos condutores dos comboios, Boletim do CFP nº 382, Lisboa.

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