quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Caravela (22) - O.A.T. Tipo I

O uso das marcas O.A.T. - onward air transmission - e AV2 teve início em 1938 e prolongou-se até 1980(1) (Heifetz 2006:45). A aplicação destas marcas constituía a transmissão de uma instrução de encaminhamento da correspondência. Funcionava como indicador de que o encaminhamento devia ser feito por via aérea.
Os carimbos O.A.T. que irei apresentar foram utilizados em Londres. Foram aplicados sobre um número reduzido de cartas. De facto, apenas a correspondência de um saco aberto em trânsito - à decouvert - era sujeita à aposição da marca. Em muitos casos, só o objecto que se encontrava no topo a recebia.
Heifetz apresenta uma escala para avaliar a raridade das marcas O.A.T. e AV2. O tipo I, que irei apresentar em primeiro lugar, encontra-se entre os mais comuns (notação G, numa escala crescente de raridade de G a A), com 1585 cartas observadas ou cuja existência foi atestada.



Sobrescrito publicitário circulado de Lisboa (data ilegível (2)) para a Suécia com selo de 3$50 (Af. 628) da emissão Caravela (1943). 
Cinta de censura britânica P.C. 90 - censor 7684.
Marca oval vermelha O.A.T., Tipo I - 50 mm x 32 mm; letras 41,5 mm x 11 mm (Heifetz 2006).
Decomposição de portes: 1$75 para cartas até 20 gramas, serviço internacional, e 1$75 para sobretaxa de CA, Países da Europa (D do G nº 282, 1ª série de 30 de Novembro de 1934 apud Soeiro 1997: 35-36).  

As correspondências de Portugal com destino à Suécia marcadas com o Tipo I  contam-se entre as mais numerosas deste Tipo, com 87 exemplares observados.  

Referência bibliográfica
HEIFETZ, M. (2006) O.A.T. and A.V.2 Markings, 3ª edição, Mineola, N.Y.: American Air Mail Society. 
OLIVEIRA, F. (2003: 28-32) "Marcas O.A.T. utilizadas no Correio Aéreo" in Boletim do Clube Filatélico de Portugal 400. Lisboa: Clube Filatélico de Portugal.
RODRIGUES, G. (2003: 19-25) "A Sigla O.A.T." in Boletim do Clube Filatélico de Portugal 400. Lisboa: Clube Filatélico de Portugal.

Páginas web 

(1) As primeiras marcas AV2 aparecem em 1938. O seu uso irá prolongar-se até 1980, data na qual é ainda observada uma carta com a marca. Já  o registo dos primeiros usos das marcas O.A.T. data de 1940. O último uso conhecido é de 1971. 
(2) De acordo com Heifetz  (2006), o uso mais antigo da marca de tipo I data de 21 de Maio de 1940. O uso mais tardio foi registado em 15 de Dezembro de 1945.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Péssima ideia viajar como encomenda...

Talvez não tivesse sido necessário escutar um conto deliciosamente perverso de Lou Reed narrado por John Cale com voz de locutor de rádio p...