Lisboa (24 JUN 43) --> NY (marca administrativa privada 24 JUL 1943), com 5 selos da taxa de 1$75 da série Caravela, perfazendo o porte de 8$75 (1$75 - porte de uma carta até 20 g, serviço internacional; CA 3$50 x 2=7$00); selos perfurados "S.V." - Socony-Vacuum Oil Company)
Cinta de censura "CL5-1A", catalogada em Flynn (2006: 58): P.C. 90/ OPENED BY/ EXAMINER 910".
A actividade do censor "910" está documentada em cartas estudadas por Flynn (2006) entre 20/04/42 e 4/04/44.
Marca manuscrita a azul "I. C.".
Contrariamente ao que tenho ouvido, as iniciais não representam as palavras "Imperial Censorship". Segundo Flynn (2006: 81 e ss.), a letra "I" representa a palavra "Imperial". A letra "C", por sua vez, corresponde ao código atribuído pelas autoridades britânicas à censura feita na Bermuda. Segundo Flynn (2006), esta marca não terá sido usada antes de meados de 1942, podendo aparecer manuscrita ou aposta por carimbo.
Quanto ao voo, não foi possível apurar em que avião foi feito. Seguindo Proud (2008:425), esta correspondência teria sido transportada num voo com um "horário simplificado" (Lisboa - Horta - Bermuda"), que se efectuou em 26/06. Creio que esta data de 26/06 deve ser engano ou gralha, uma vez que, se os voos saíam alternadamente às 3ª e 5ª, como afirma Proud, então deve ter-se realizado no dia 24/06 (de acordo com a marca de CA de Lisboa no verso da carta), ou seja, a uma quinta-feira.
Referências bibliográficas
Flynn, P. (2006) Intercepted in Bermuda. The Censorship of Transatlantic Mail during the Second World War. Chicago: The Collectors Club of Chicago.
Proud,E. (2008) Intercontinental Airmails. Volume One. Transatlantic and Pacific. Proud Publications Ltd.
Cinta de censura "CL5-1A", catalogada em Flynn (2006: 58): P.C. 90/ OPENED BY/ EXAMINER 910".
A actividade do censor "910" está documentada em cartas estudadas por Flynn (2006) entre 20/04/42 e 4/04/44.
Marca manuscrita a azul "I. C.".
Contrariamente ao que tenho ouvido, as iniciais não representam as palavras "Imperial Censorship". Segundo Flynn (2006: 81 e ss.), a letra "I" representa a palavra "Imperial". A letra "C", por sua vez, corresponde ao código atribuído pelas autoridades britânicas à censura feita na Bermuda. Segundo Flynn (2006), esta marca não terá sido usada antes de meados de 1942, podendo aparecer manuscrita ou aposta por carimbo.
Quanto ao voo, não foi possível apurar em que avião foi feito. Seguindo Proud (2008:425), esta correspondência teria sido transportada num voo com um "horário simplificado" (Lisboa - Horta - Bermuda"), que se efectuou em 26/06. Creio que esta data de 26/06 deve ser engano ou gralha, uma vez que, se os voos saíam alternadamente às 3ª e 5ª, como afirma Proud, então deve ter-se realizado no dia 24/06 (de acordo com a marca de CA de Lisboa no verso da carta), ou seja, a uma quinta-feira.
Referências bibliográficas
Flynn, P. (2006) Intercepted in Bermuda. The Censorship of Transatlantic Mail during the Second World War. Chicago: The Collectors Club of Chicago.
Proud,E. (2008) Intercontinental Airmails. Volume One. Transatlantic and Pacific. Proud Publications Ltd.
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