quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Censura no triângulo CAM (4) - 2ª Guerra Mundial

1. Descrição do BP e portes:
a) BP circulado de LISBOA (27.11.44) para o FUNCHAL (10.12.44);
b) Portes: $30 (para bilhetes postais simples).

2. Censuras:
a) LISBOA:  carimbo circular "M.G./C.M.P.T./P/35"batido a violeta. 

Como temos vindo a observar, a censura à correspondência postal ordinária saída do Continente para os Arquipélagos podia ainda nos locais de destino ser sujeita a uma nova censura ou censura de contra-prova.
Verificámos também que as cartas que passassem pelas salas de censura sem serem sujeitas a um exame e censura directa eram marcadas com um carimbo com a letra"P", o que sucede precisamente com o BP acima apresentado. Porém, e ao contrário do que se pode ler no relatório do MG (1945: 7-8), afirmando que "eram sobretudo essas correspondências que nos locais de destino seriam submetidas a censura de contra-prova", nem sempre essa orientação/determinação terá sido cumprida com zelo, dado que o BP apresentado não ostenta a conhecida marca oval utilizada na Madeira.
 postal censorship, censure postale, WW II, 2 guerre mondiale
Referências bibliográficas
Ministério da Guerra (1945) Relatório e Contas de Instalação dos Serviços desde 1 de Junho de 1943 a 15 de Agosto de 1945. Lx: Papelaria Fernandes Livraria.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Péssima ideia viajar como encomenda...

Talvez não tivesse sido necessário escutar um conto deliciosamente perverso de Lou Reed narrado por John Cale com voz de locutor de rádio p...