segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Estação da Canhoca (PI 10)

A estação da Canhoca, dos Caminhos de Ferro de Luanda (primitivamente, CF do Ambaca), tinha já merecido um post aqui no blog, em dezembro de 2009. Na altura, à falta de melhor, recorri a uma fotografia disponível num arquivo digital. Não fiquei satisfeito! Mas a verdade é que não tinha, nem sabia da existência de um postal ilustrado da estação.
Meses mais tarde, topei-o numa das assíduas procuras num site de leilões na net. Hum... nem pensar! Estava muito caro! Após muitas mensagens enviadas a vendedores e amigos, a chatear-lhes a molécula, eis que este lindíssimo postal da estação da Canhoca vem parar às minhas mãos:

Caminho de Ferro de Ambaca. Estação da Canhoca
Editor: Eduardo Osório, Luanda
Data: s.d.

O enquadramento é perfeito. A profundidade da imagem é incrível. O comboio está a entrar na estação, enquanto funcionários dos CF e bagageiros aguardam no cais. Do lado esquerdo da imagem, uma outra composição aguarda a hora da partida. Os indivíduos presentes na estação olham, com curiosidade para o fotógrafo. Enfim, esse é o verdadeiro acontecimento, não a chegada do comboio!
A imagem evoca inequivocamente um dos primeiros filmes dos irmãos Lumière. A saber, "Entrée d'un train en gare de la Ciotat":


A terminar, a cereja sobre o bolo. Um bonito par das Aves de Angola com a marca "CANHOCA" (CNH 3):

2 comentários:

  1. Nasci - Américo Brandão - na Canhoca em 1943 (Cª de Cazengo).
    Enviarei a interessados por mail, fotos de há 2 anos, da povoação e ruinas da nossa casa (sobranceira à linha de CF, a 100 m da estação).
    meco.brandao@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva!
      Agradeço a disponibilidade demonstrada.
      Já respondi por mail.

      Eliminar

Péssima ideia viajar como encomenda...

Talvez não tivesse sido necessário escutar um conto deliciosamente perverso de Lou Reed narrado por John Cale com voz de locutor de rádio p...