domingo, 15 de julho de 2012

Jornal de Parede "Filatelia"

Em dezembro de 2008, fiz um pequeno apontamento sobre a revista filatélica Selos em Angola, publicada entre 1970 e 1975. 
Proponho-me divulgar agora outro título editado na colónia entre 1969 e 1971, que tive a felicidade de adquirir num leilão filatélico recente. A publicação em apreço é o jornal de parede Filatelia editado pelos Serviços do Comissariado Provincial da Mocidade Portuguesa. Terão sido editados nove números deste jornal: cinco em 69, dois em 70 e dois em 71. 
Nestes nove números, o Departamento Filatélico da Ala nº 1 - Luanda da Mocidade Portuguesa promove a Filatelia junto dos jovens. Para além da publicação de regulamentos como sejam, por exemplo o "Regulamento Filatélico da Mocidade Portuguesa" ou o "Regulamento das colecções da «Classe Juventude»", é possível encontrar, entre outros, verbetes do chamado "Dicionário Filatélico", notícias sobre exposições, notícias sobre as emissões de selos mais recentes e sobre marcofilia e ainda uma secção com anúncios destinados ao intercâmbio filatélico. 
Para ilustrar este post, apresento um exemplar do primeiro número da publicação referenciada (dimensões - 47,5 mm x 35 mm):

Fig. 1 - 1969, Filatelia, Jornal de Parede nº 1

4 comentários:

  1. Prezado Manuel.

    Meus parabéns pela nova postagem! Eu aprecio muito as publicações filatélica. Aqui no Brasil há uma rica tradição de publicações periódicas desde o final do século 19. Gostaria de aproveitar a ocasião para convidar o amigo para acessar o meu blogue, que mantenho desde o início deste ano. Finalizando, desejo à você uma boa semana e desde já aguardo sua nova postagem.

    http://minhacolecaodeselospostais.blogspot.com.br/2012/07/dia-do-selo-exposicao-selos-do-mundo.html

    ResponderEliminar
  2. Caro Wilson,
    Não respondi mais cedo porque há outro tipo de solicitações às quais, por mais desinteressantes que sejam, infelizmente, não podemos dizer "não".
    Agradeço o convite. Mais logo vou dar uma vista de olhos...

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde,

    Estou procurando informaçao sobre Angola. Preciso conhecer as tarifas postais entre 1950 e 1970. Vocés saberiam onde posso procura-lo?

    Obrigado por seu tempo,

    Pablo Echevarría
    http://www.albumdeestampillas.blogspot.com
    Argentina.

    ResponderEliminar
  4. Caro Pablo,
    Infelizmente essa informação não está disponível numa única fonte, nem é de fácil acesso.
    Eventualmente, poderei ajudá-lo em algum caso específico, mas não com as tarifas todas desse período.
    Com os melhores cumprimentos,
    Manuel Costa

    P.S. - Lamento que a resposta tenha tardado, mas o tempo disponível para o blog não tem sido muito. Volte sempre!

    ResponderEliminar

Péssima ideia viajar como encomenda...

Talvez não tivesse sido necessário escutar um conto deliciosamente perverso de Lou Reed narrado por John Cale com voz de locutor de rádio p...