A revista de BD O Papagaio, dirigida por Adolfo Simões Muller e pelo artista gráfico Tom, iniciou a sua aventura em 18 de Abril de 1935. Foi publicada durante 14 anos, com periodicidade semanal. Saía à quinta-feira.
O número 722, último número da revista como publicação autónoma, foi dado à estampa em 10 de Fevereiro de 1949. A partir deste número, O Papagaio torna-se uma secção da revista católica Flama.
É n'O Papagaio que, pela primeira vez, se publica em Portugal as aventuras de Tintim. E logo a cores (cf. Público), antes mesmo de Hergé o ter feito. De acordo com a informação disponibilizada nesta página da net, tal sucede no nº 53, datado de 16 de Abril de 1936.
O número 368(??), que apresento seguidamente, tem um excerto do álbum conhecido pelo título O Caranguejo das Tenazes de Ouro, mas denominado na versão portuguesa Tim-Tim no deserto. Esta aventura terá sido publicada entre 16/4/1942 e 10/6/1943.
Para além da hifenização do nome do nosso herói, outro aspeto curioso diz respeito à mudança de género de Milu, que nesta publicação é uma cadelinha de nome Rom-Rom.
P.S. procuro um exemplar da obra seguinte, se alguém souber onde o poderei adquirir, é fazer o favor de me contactar.
AZEVEDO e MENEZES, J. (2007) O Papagaio - Um Estudo do que foi uma Grande Revista Infantil Portuguesa, edição de autor.
Sem comentários:
Enviar um comentário